Patch Teste – IARP

Patch teste

Assim como o Prick Test, o Patch Test se utiliza de uma técnica de exposição cutânea a alérgenos para determinação da sensibilidade do paciente.

O Patch teste é considerado o teste de primeira linha para o diagnóstico de alergias do tipo Dermatite de Contato, mas também pode ser utilizado em testes de Alergias Alimentares e Alergias a Medicamentos, entre outros.

Neste caso, diferentemente do Prick Test, a pele do paciente permanece íntegra, sem a realização de micro-furos ou arranhões. Por outro lado, o teste não é tão rápido e o paciente precisa ser avaliado em um período mais longo de exposição, necessitando retornar ao consultório pelo menos mais duas vezes nos dias que seguem o início do teste.

Devido aos detalhes metodológicos, normalmente esse teste é realizado na pele das costas, que deve ser previamente limpa e desengordurada para receber os adesivos com as substâncias a serem testadas e que não pode ser molhada durante as primeiras 48 horas.

São aplicados entre 30 e 40 adesivos contendo os possíveis alérgenos e o paciente fica com eles por dois dias. Em seguida, de volta ao consultório, os adesivos são retirados e é realizada a primeira avaliação. Devem ser aguardados outros dois dias para uma segunda avaliação que verifica a existência de respostas tardias. Somente depois da segunda avaliação é possível concluir o teste.

Os resultados podem ser descritos como:

  • (-) Negativo
  • (?) Duvidoso
  • (+) Positivo fraco
  • (++) Positivo forte
  • (+++) Positivo muito forte

A partir destes resultados o médico alergologista pode traçar a melhor estratégia para o tratamento de cada caso.

Testes de Alergia

Clique no botão abaixo e agende sua consulta.